IPVA 2024 MS

O IPVA 2024 MS é um dos impostos veiculares mais relevantes da atualidade, principalmente para quem reside no estado do Mato Grosso do Sul. De qualquer forma, você precisa ficar atento para as especificações deste tributo local e suas respectivas diferenças com outras regiões do país.

Sendo assim, preparamos um artigo completo para você analisar e tirar suas próprias conclusões, além de poder se preparar apropriadamente para essa nova etapa de arrecadação. Acompanhe!

IPVA 2024 MS
IPVA 2024 MS

IPVA 2024 MS

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores do Mato Grosso do Sul detém uma relevância importantíssima em função de uma frota crescente de veículos nesta região, isto é, tanto na capital quanto nos municípios do interior.

Assim como em outros estados do Brasil, o IPVA 2024 MS também abrange uma série de veículos, tais como: carros de passeio, motos, ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhonetes, motos, triciclos, lotações e semelhantes. Vale a pena conhecer os detalhes mais de perto!

Consulta IPVA 2024 MS

A consulta do IPVA 2024 MS faz com que você possa compreender melhor as suas respectivas obrigações neste novo período. Ainda mais, essa visualização prévia garante um preparo adequado independentemente de qual seja o seu perfil.

Neste contexto, basta seguir alguns passos simples pelos quais te apresentaremos agora:

  1. Entre no site do Detran MS em seu navegador ou complete o seu link direto;
  2. Em primeiro lugar, faça um cadastro prévio no próprio sistema;
  3. Volte para o menu principal e clique em “Veículos” informe sua placa veicular e o número do RENAVAM;
  4. Posteriormente, selecione por “IPVA” escolha o ano de “”2024”;
  5. Em seguida, clique em “Pesquisar” e aguarde até que o portal carregue;
  6. Por último, faça a sua consulta e verifique tudo o que você precisa saber. Além disso, você pode repetir este processo quantas vezes for necessário.

Valor do IPVA 2024 MS

Compreender o valor do IPVA 2024 MS é fundamental e por conta disso separamos algumas das principais alíquotas referentes a este imposto para você conferir antecipadamente. Veja só:

  • Automóveis de grande porte (acima de 8 lugares): 4,5%;
  • Carros de passeio e camionetes: 3,5%;
  • Motos e outros ciclomotores: 2%;
  • Transportes coletivos (ônibus e micro-ônibus): 2%.

Tabela IPVA 2024 MS

A Tabela IPVA 2024 MS consiste em mais um fator de grande relevância para todos aqueles que precisam contribuir com tal tributo no ano vigente.

Isto se dá em razão da disponibilização de informações relacionadas com as atualizações para o novo ano, tendo indicativos de datas para o pagamento em cota única ou parcelado.

Pagamento 2024 MS

Como já é compreendido por grande parte dos mato-grossenses, este pagamento precisa acontecer logo no primeiro semestre do ano e há benefícios atrativos para quem preferir a quitação em cota única, haja vista que este desconto pode chegar a até 5%.

No parcelamento, pode-se garantir um pagamento facilitado para quem se encontra mais apertado neste momento. Porém, entenda que essa modalidade garantir a divisão em até 3 parcelas, diferentemente de outros estados que permitem um parcelamento maior.

Enfim, o pagamento pode ser completado através de uma quitação online através do próprio portal do Detran MS ou por meio do seu internet banking. Aproveite para descobrir Como Pagar IPVA 2024 pelo Pix!

Caso prefira pagar pessoalmente, basta imprimir o boleto atualizado e dirigir-se até uma lotérica ou agência dos seguintes bancos:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú.

Licenciamento 2024 MS

Não se esqueça que o licenciamento veicular também precisa ser melhor compreendido neste campo, até porque de nada adianta somente pagar o IPVA se deixar de lado o Licenciamento 2024. Fique atento!

O que é e como funciona?

O Licenciamento 2024 MS é uma taxa anual obrigatória que precisa estar em seus planos desde o início do ano. Embora o valor seja mais acessível que no IPVA, saiba que esse valor não pode ser pago de forma parcelada.

Após cumprir com o pagamento deste tributo, basta você acessar o seu Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Aliás, tal documento também pode ser obtido em sua versão digital chamada de CRLV-e.

Como Consultar

Afinal de contas, como consultar o licenciamento veicular? Caso você esteja neste impasse, note que o Licenciamento 2024 MS já pode ser conferido atrás do portal oficial do Detran MS. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o portal do Detran local clicando aqui;
  2. Em sequência, procure por “Veículos” e complete o seu login na opção “Entrar”;
  3. Para tanto, utilize o número de RENAVAM e a identificação da placa do automóvel;
  4. Ao adentrar ao site, opte por “Licenciamento 2024 MS”;
  5. E pronto, faça a sua consulta!

DPVAT 2024 MS

Assim como o licenciamento e o IPVA, o DPVAT se mostra como mais um tributo obrigatório em escala veicular. O pagamento desta taxa é importantíssimo e pode ser feito facilmente, inclusive de forma adjunta ao IPVA.

O DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) está interligado com casos de acidentes de veículos em qualquer via brasileira, contudo seu caráter de contribuição é obrigatório a todos os proprietários de veículos.

O que é e como funciona?

De fato, este tributo chamado de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres promove a disponibilização de uma série de auxílios aos contribuintes, principalmente em casos de acidentes de trânsito com ou sem vítimas.

Na verdade, essa cobertura é fornecida aos condutores, pedestres e passageiros em casos de lesões, enquanto quando há óbitos, que recebe o benefício são os parentes próximos. Atente-se!

Como Consultar

Para consultar o DPVAT 2024 MS basta você procurar por uma avaliação rápida através dos meios de comunicação do Detran. Entenda o processo:

  1. Retorne para o site do Detran e faça o login, conforme ensinamos anteriormente;
  2. Na sequência, procure por “DPVAT 2022 MS”;
  3. Consulte cada uma das informações que mais lhe interessam, desde pendências até solicitações.

Detran MS

Cada vez mais o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem trazido melhorias para esta região, sobretudo pelo advento tecnológico que já permitiu o desenvolvimento de um aplicativo oficial.

Para acessá-lo, basta selecionar pelo download gratuito a partir da loja de aplicativos do seu celular (Play Store e Apple Store), lembrando que este App é compatível com os sistemas operacionais iOS e Android.

5/5 - (8 votes)
Murilo Oliveira Souza
Murilo Oliveira Souza

Murilo Oliveira Souza é um redator experiente, cujo foco de especialização está nos tributos veiculares, veículos automotores e Detran. Desde 2015, ele tem se dedicado a oferecer seu vasto conhecimento nessas áreas, produzindo conteúdo informativo e detalhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *