IPVA 2024 MT

O Mato Grosso possui suas próprias características quanto ao tributo obrigatório do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Na verdade, o IPVA 2024 MT é denotado através como um tributo obrigatório para todos os proprietários de veículos com menos de 15 anos desde o primeiro registro.

Se enquadra neste grupo? Então aproveite para se informar a partir deste artigo onde te apresentaremos tudo o que você precisa saber. Entenda tudo!

IPVA 2024 MT
IPVA 2024 MT

IPVA 2024 MT

Com o passar dos anos, o IPVA 2024 MT chegou a ser o tributo veicular de maior importância na região do Mato Grosso. Diante deste prospecto não há como deixar de compreender com antecedência cada uma das demandas deste tributo.

Perante o exposto, considere cumprir com suas obrigações anualmente, principalmente se você estiver interessado em obter os melhores descontos.

Partindo deste pressuposto, é válido ter em vista as mudanças recentes demonstradas pelo Detran local e todas as formas pelas quais você pode se guiar para enfim efetuar o cumprimento deste imposto.

Consulta IPVA 2024 MT

A forma mais apropriada de evitar cobranças adicionais é partindo de uma consulta prévia do IPVA. Para tanto, pode-se seguir alguns pequenos passos:

  1. Entre no site oficial do Detran MT clicando aqui;
  2. No menu inicial, selecione o botão “Serviços Digitais” e opte por “IPVA 2024 MT”;
  3. Após o login, siga até “Consultar” e informe novamente o ano de “2024”;
  4. Passe pela etapa de segurança do site;
  5. Por último, consulte cada uma das informações relacionadas ao seu IPVA MT. E pronto!

Valor do IPVA 2024 MT

Se, por um lado, o constante crescimento no valor do IPVA tem sido verificado em todo o país, por outro, o Departamento de Trânsito do Mato Grosso já dispõe das melhores possibilidades aos condutores e proprietários de veículos para que os mesmos consigam cumprir com suas respectivas obrigações.

O primeiro aspecto a ser evidenciado é justamente os valores atualizados pela inflação local. Veja, logo abaixo, quais as alíquotas para cada uma das principais modalidades veiculares:

  • Carros de passeio: 2%;
  • Ciclomotores: 3,17%;
  • Veículos de carga: 5,08%;
  • Ônibus, micro-ônibus e lotações: 3,72%;

Tabela IPVA 2024 MT

Com base na tabela do IPVA, qualquer mato-grossense pode cumprir de maneira a quitação de seus débitos quanto ao IPVA e demais tributos conjuntos, tendo em vista os valores e os prazos pré-determinados pelo DETRAN MT.

Desta forma, orientamos você a ficar sempre atento ao site do Departamento de Trânsito local ou dirigir-se pessoalmente até uma unicidade física deste órgão público em seu município.

Pagamento 2024 MT

O pagamento é outras dúvidas constante de que vai contribuir com o IPVA pela primera vez neste ano, até porque as indicações da Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso (SEFAZ-MT) podem ser modificadas neste novo período.

Em todo caso, é de grande valia evitar perder os prazos do pagamento para não precisar pagar juros e outras taxas adicionais. Mesmo assim, lembre-se da possibilidade de pagar online ou pessoalmente em um dos seguintes bancos:

  • Sicredi;
  • Santander;
  • Primacredi;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Bancoob;
  • Banco do Brasil;
  • Casas Lotéricas.

Licenciamento 2024 MT

Não se esqueça que o licenciamento é parte indispensável do IPVA, porém sua quitação deve ser feita em paralelo. Em todo caso, precisamos mencionar que ambas as taxas são anuais e obrigatórias.

O Que é e Como Funciona?

Somente após o pagamento do Licenciamento 2024 MT é que você poderá acessar a sua documentação comprobatório. Inclusive, o documento impressão já não é mais usado, muito em função da disponibilidade da versão digital CRLV-e.

Como Consultar

Você apenas conseguirá fazer a sua solicitação ou consulta quanto ao licenciamento veicular quando partir da consulta oficial que pode ser realizada com base no site do Detran. Confira o passo a passo:

  1. Procure por Detran MT em seu buscador e faça o seu acesso;
  2. Em seguida, realize um login com o número do RENAVAM 2024 e a placa veicular;
  3. Na aba central, escolha por “Serviços Digitais” e, sem seguida, indique o campo “Licenciamento 2024”;
  4. Logo depois, faça a consulta e emita o seu boleto para pagamento deste tributo.

DPVAT 2024 MT

Os acidentes de trânsito são problemas cada vez mais comuns no Brasil, mesmo como uma série de medidas adotadas. Por conta disso, é conveniente dizer que o DPVAT 2024 MT torna-se indispensável.

O Que é e Como Funciona?

Este seguro de caráter emergencial é disponibilizado após casos de acidentes graves ou fatais para as vítimas e/ou familiares.

Todavia, essa liberação depende de uma série de quesitos, bem como da contribuição anual por parte dos proprietários dos veículos com registro ativo nesta região.

Grande parte dos mato-grossenses nem se lembram deste tributo, até porque sua taxa é pequena e muitas vezes já está inclusa ao valor cheio do IPVA.

Como Consultar

Não deixe de fazer constantemente a consulta do DPVAT, até porque este seguro passou por grandes mudanças nos últimos anos, além de que o DPVAT 2024 MT dispõe de características específicas em fronte do mesmo seguro em outras regiões do Brasil.

Se você ainda não sabe se já pagou ou não o DPVAT em 2024 ou deseja realizar uma solicitação prévia, aproveite para requerer juntamente ao site do DETRAN MT com base em alguns passos, tais como:

  1. Retorne para o menu central do site do DETRAN MT;
  2. Selecione “Entrar” e complete o seu login utilizando o RENAVAM e/ou a placa do seu carro;
  3. Posteriormente, clique no tópico “Não sou um robô” e faça o seu login;
  4. Aliás, dentro do portal, siga até “Seguros” e “DPVAT”;
  5. Da mesma maneira, escolha pelo ano de “2024” e aguarde o sistema carregar;
  6. Por último e não menos importante, realize a sua consulta.

Detran MT

É muito importante que você compreenda a notoriedade do IPVA MT, do licenciamento e do DPVAT na atual conjuntura. De qualquer forma, o Departamento Estadual de Transito do MT (Detran MT) trata-se do órgão público responsável por cada uma de suas solicitações.

Enfim, aproveite para acessar os principais canais oficiais de contato pelo telefone: (65) 3615 4644 ou (65) 3615 4800. Caso prefira, também torna-se possível enviar uma mensagem para o e-mail da ouvidoria do Detran MT. [email protected]

5/5 - (6 votes)
Murilo Oliveira Souza
Murilo Oliveira Souza

Murilo Oliveira Souza é um redator experiente, cujo foco de especialização está nos tributos veiculares, veículos automotores e Detran. Desde 2015, ele tem se dedicado a oferecer seu vasto conhecimento nessas áreas, produzindo conteúdo informativo e detalhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *