IPVA 2024 PA

O Pará também um imposto veicular obrigatório todos os anos, que neste caso consiste no IPVA 2024 PA. A partir deste pagamento, condutores e proprietários de veículos neste estado mantém-se em dia com o departamento de trânsito local.

Para tanto, você precisa conhecer mais de perto tudo o que está relacionado com as novas alterações deste imposto em 2024. Leia até o final!

IPVA 2024 PA
IPVA 2024 PA

IPVA 2022 PA

Recentemente, o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) tem demonstrado rápidas melhorias e por isso você precisa compreender quais os destinos destes valores.

Na verdade, os arrecadamentos são divididos em partes iguais entre o Governo Federal e Estadual. Embora cada região tenha uma liberdade para destinar os valores, no Pará as prioridades são: mobilidade urbana, saúde e educação.

Consulta IPVA 2024 PA

Precisa consultar o seu IPVA 2024 PA e não sabe por onde começar? Então siga o nosso passo a passo e descubra como acessar todas as informações necessárias:

  1. Acesse o portal da SEFA – Secretaria de Estado da Fazenda do Pará;
  2. Logo na primeira etapa, selecione a opção “IPVA”;
  3. Em seguida, indique o ano de “2024” e continue navegando;
  4. Posteriormente, selecione o campo “Consultar” e espere até que o site carregue;
  5. Passe pela etapa de segurança clicando em “Não sou um robô”;
  6. E pronto, faça a sua consulta conforme precisar.

Valor do IPVA 2024 PA

O valor atual deste imposto se dá com base nas atualizações frequentes que ocorrem anualmente, seguindo a inflação federal e estadual.

Em todo caso, entende-se que esse cálculo também é proporcional ao tipo de automóvel. Sendo assim, um dos principais pontos virtuosos neste estado se dá por conta do valor bem acessível em fronte de outras regiões.

Tais valores se dão para a alíquota de 2,5% para automóveis, caminhonetes e, inclusive, veículos aquáticos. Enquanto isso, a alíquota de 1% fica direcionada para ônibus, micro-ônibus, caminhões e ciclomotores.

Tabela IPVA 2024 PA

Sempre que você precisar cumprir com o pagamento deste tributo, note que é possível tomar as melhores decisões ao analisar com cuidado todas as datas e prazos.

Com isso, tenha em vista que as diferenças comumente estão evidenciadas de acordo com o último número da placa veicular. Apresse-se em tomar uma decisão assertiva!

Pagamento 2024 PA

Para o pagamento deste tributo no ano de 2024, basta você ficar atento para cada uma das principais possibilidades. Na verdade, pode-se completar essa etapa através de qualquer aplicativo bancário ou pessoalmente em casas lotéricas.

Caso prefira os meios convencionais, prefira o acesso a alguns dos seguintes bancos: Santander, Caixa, Itaú, Banco do Brasil, etc.

Licenciamento 2024 PA

De uma maneira geral, é cada vez mais evidente como o Licenciamento 2024 PA tem sido colocado em evidência nesta região. Sendo assim, é compreensível como o cumprimento deste tributo também se faz obrigatório.

O que é e como funciona?

O licenciamento veicular precisa ser pago em conjunto com o IPVA neste estado, lembrando que o valor desta taxa é mais acessível e somente pode ser paga em cota única. Fique ligado!

Para, de fato, conseguir emitir o seu CRLV-e oficialmente, você precisará levar em conta o cumprimento da taxa logo no primeiro semestre de 2024 com um valor de R$ 155,23.

Como consultar

Para consultar este tributo, basta você continuar lendo este artigo e descobrir e descobrir todos os passos necessários, tanto para solicitações quanto para consultas em geral. Veja só:

  1. Acesse o site do Detran PA;
  2. Em primeiro lugar, acesse a opção “Veículos” e complete o seu login;
  3. Neste momento, indique o RENAVAM, a placa veicular e o CPF do proprietário;
  4. Veja quais os seus débitos e, se preferir, efetue a solicitação de uma segunda via para pagamento;
  5. Complete a quitação da taxa pessoalmente em qualquer casa lotérica ou utilize-se do aplicativo do seu banco e faça o pagamento 100% online.

DPVAT 2024 PA

Seguindo padrões parecidos ao de outros tributos, o seguro DPVAT 2024 PA também deve ser motivo de preocupação para os paraenses com veículos registrados em seus nomes.

Mediante a isso, tal imposto conta com um valor reduzido e que pode ser pago juntamente ao IPVA ou ao licenciamento veicular. Com isso, você garante as melhores condições para ser auxiliado caso se envolva em algum acidente de trânsito.

Entretanto, assim como no licenciamento veicular, o seguro DPVAT 2024 PA dispõe de uma cota única que pode ser paga parcelada somente em casos onde o proprietário também parcelou o IPVA.

O que é e como funciona?

O Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não (Seguro DPVAT 2024), portanto, nada mais é do que uma medida emergencial com cobertura à motoristas, pedestres e passageiros.

Note que este benefícios deve ser solicitado pelo próprio indivíduo em casos de lesões. No entanto, casos onde o acidente resultado no óbito do indivíduo, a solicitação precisa ser feita pelos familiares.

Como consultar

Para realizar uma consulta, você precisa seguir o nosso guia disposto logo abaixo:

  1. Entre no portal do Detran PA;
  2. Complete o login de entrada e siga pelo menu principal da página;
  3. Ao acessar as informações do seu perfil, opte por verificar o status do seu DPVAT 2024 PA;
  4. No final, faça a consulta de tudo o que você precisa ou até mesmo solicite o benefício.

DETRAN PA

Cada vez mais o Departamento de Trânsito do Pará tem sido importante para os paraenses, sobretudo na resolução de problemáticas relacionadas com o trânsito neste local.

Assim sendo, busque acessar o portal online o a central de atendimento telefônico para sanar dúvidas acerca do IPVA, Licenciamento, DPVAT e outros tributos similares.

Também é possível baixar o aplicativo oficial “Meu Detran” através da loja de aplicativos de seu smartphone para realizar consultas e solicitações há qualquer hora do dia, até porque o atendimento telefônico ocorre somente de segunda até sexta-feira durante o horário comercial.

Após baixar o aplicativo, basta você fazer um cadastramento prévio utilizando-se de dados como RENAVAM 2024, número do CPF e placa veicular.

5/5 - (8 votes)
Murilo Oliveira Souza
Murilo Oliveira Souza

Murilo Oliveira Souza é um redator experiente, cujo foco de especialização está nos tributos veiculares, veículos automotores e Detran. Desde 2015, ele tem se dedicado a oferecer seu vasto conhecimento nessas áreas, produzindo conteúdo informativo e detalhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *