IPVA 2024 PE

Um dos grandes desafios de que possui um carro registrado em seu nome no estado de Pernambuco é arcar com os muitos tributos anuais, tais como o IPVA 2024 PE, o Licenciamento e o DPVAT.

A obrigatoriedade de cada um destes tributos juntamente com as dificuldades inerentes a este processo colocam à prova a paciência e a atenção dos condutores. Partindo desta premissa, preparamos um artigo completo com dicas e informações sobre cada um destes impostos. Confira!

IPVA 2024 PE
IPVA 2024 PE

IPVA 2024 PE

Antes de qualquer coisa, entenda que o Imposto sobre Propriedade do Veículo (IPVA) trata-se de um tributo de caráter obrigatório com abrangência nacional, contudo cada estado conta com suas próprias características gerais quanto à forma como tal imposto é cobrado.

Ou seja, o IPVA 2024 PE consiste no tributo específico para os veículos registrados pelo Departamento de Trânsito do Estado de Pernambuco como uma atualização a antiga TRU (Taxa Rodoviária Única).

Entretanto, há alguns perfis que ficam isentos desta contribuição, tais como: deficientes mentais e visuais, indivíduos com dores na coluna, brasileiros com síndromes de diferentes escalas, etc.

Atente-se para cada uma das limitações a este pagamento, inclusive para casos onde o veículo em questão já apresentam mais de 15 anos desde o registro inicial.

Consulta IPVA 2024 PE

A Consulta IPVA 2024 PE precisa ser feita sempre que você sentir a necessidade de conferir o seu status. Inclusive, é neste momento que você pode conferir em detalhes sobre a sua condição perante o Detran PE e com isso obter o seu boleto para pagamento de seus débitos. Veja como é simples e fácil fazer a consulta:

  1. Acesse o portal oficial do Detran de Pernambuco neste link;
  2. Posteriormente, selecione a opção “Cadastrar” e realize o procedimento de cadastro fornecendo todos os dados obrigatórios, tais como CPF, RENAVAM, placa veicular, etc.;
  3. Em seguida, clique no campo “Entrar”;
  4. Imediatamente, procure por “Consultar” e depois “IPVA”;
  5. Do mesmo modo, avance até o campo “Consultar Agora” e indique o ano “2024”;
  6. Afinal, confira o atual status do seu Imposto sobre Propriedade do Veículo.

Valor do IPVA 2024 PE

O valor do IPVA é alterado anualmente e por conta disso você precisa ficar de olhos atentos para a variação demonstrada à cada nova contribuição. Entenda mais sobre o RENACH 2024.

A propósito, assim como em outras regiões do país, o Imposto sobre Propriedade do Veículo neste estado varia ente 1 % e 3 % de acordo com cada categoria veicular.

Tabela IPVA 2024 PE

Em todo caso, note que cada contribuinte precisa ficar atento para o seu respectivo prazo para a contribuição conforme a tabela que é disponibilizada todos os anos a partir do Detran PE.

Para conferir em detalhes acerca do seu IPVA 2024 PE, note que é imprescindível utilizar como base o último número da placa do seu veículo.

Pagamento IPVA 2024 PE

Para cumprir com o pagamento do seu IPVA você precisa ter em vista alguns quesitos imprescindíveis, tais como a escolha entre o pagamento à vista e o parcelamento em até 5 vezes.

Inclusive, a grande vantagem da cota única neste caso é justamente o desconto que pode chegar a até 7%. De qualquer maneira, precisamos evidenciar que você deve ficar atento para o pagamento online através do aplicativo do seu banco.

Embora o antigo carnê do IPVA já tenha caído em desuso, ainda é possível realizar seus pagamentos partindo do boleto físico. Para tanto, dirija-se até uma agência bancária ou casa lotérica e atente-se para a data de vencimento do documento para evitar multas adicionais.

Licenciamento 2024 PE

Com o Licenciamento 2024 PE você tem a oportunidade de mante-se em dia com o documento do veículo, contudo tal processo deve ser realizado todos os anos. Lembre-se disso!

O que é?

Os condutores com automóveis veiculares registrados nesta localidade precisam tem em mente que o processo de disponibilização do CRLV é obrigatório, porém o mesmo somente é alcançado a partir de esforços demandados após o cumprimento da dívida com o licenciamento veicular.

Como Funciona

Muitas dúvidas surgem acerca do licenciamento 2024 PE, porém isso é completamente compreensível em função da obrigatoriedade e a complexidade deste imposto.

Além disso, durante o pagamento em cota única ou com parcelamento em duas vezes, você deverá seguir o seguinte procedimento com as indicações dos respectivos prazos-limite para cada pagamento:

Parcelamento:

  • Placas com final 1 e 2: 9 de março e 6 de abril;
  • Placas com final 3 e 4: 12 de março e 9 de abril;
  • Placas com final 5 e 6: 17 de março e 14 de abril;
  • Placas com final 7 e 8: 24 de março e 20 de abril;
  • Placas com final 9 e 0: 31 de março e 28 de abril.

Cota única:

  • Placas com final 1 e 2: 9 de fevereiro;
  • Placas com final 3 e 4: 12 de fevereiro;
  • Placas com final 5 e 6: 19 de fevereiro;
  • Placas com final 7 e 8: 23 de fevereiro;
  • Placas com final 9 e 0: 26 de fevereiro.

Como Consultar

Caso você precise consultar o seu licenciamento, basta você verificar atentamente cada uma das etapas relacionadas a este tributo com o máximo de antecedência. Veja só:

  1. Acesse, novamente, o portal do Detran de Pernambuco e faça o seu login;
  2. Siga até o campo “Serviço” e escolha por Licenciamento 2024 PE;
  3. Na aba “Veículos”, inclua a placa veicular e o respectivo RENAVAM 2024;
  4. Posteriormente, preencha todas as informações relacionadas ao sistema em questão e valide o seu pedido;
  5. Em seguida, imprima a guia de pagamento através do próprio sistema e quite o seu débito dentro do período pré determinado.

DPVAT 2024 PE

O DPVAT 2024 (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), por sua vez, é mais um tributo recolhido anualmente pelo Detran, logo você também precisa ficar de olhos atentos para este tributo.

O que é e como funciona?

Essa taxa cobrada anualmente dos proprietários de veículos nesta localidade serve para garantir a segurança dos condutores, passageiros e pedestres em função dos acidentes de trânsito.

Como Consultar

A consulta do DPVAT 2024 PE pode ser feita partindo de um simples login na página do Detran PE. Nesse íterim, neste mesmo portal é onde você pode requerer o seu próprio benefício ou de terceiros. Leve isso em conta!

Detran PE

Afinal, sempre que você precisar entrar em contato com o Detran PE utilize-se dos seguintes canais de atendimento:

Telefone: (81) 3184 8000 ou (81) 3453 1514;

E-mail: [email protected].

5/5 - (8 votes)
Murilo Oliveira Souza
Murilo Oliveira Souza

Murilo Oliveira Souza é um redator experiente, cujo foco de especialização está nos tributos veiculares, veículos automotores e Detran. Desde 2015, ele tem se dedicado a oferecer seu vasto conhecimento nessas áreas, produzindo conteúdo informativo e detalhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *